Serviços

Recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos - RSU

Versão para impressão

São considerados Resíduos Sólidos Urbanos (RSU's) todos os resíduos domésticos ou provenientes de um único estabelecimento comercial, escritório ou similar, ou de um único estabelecimento industrial, desde que a produção diária não exceda 2000 litros, bem como outros resíduos que, pela sua natureza ou composição, sejam semelhantes aos resíduos domésticos.

A Sociedade actual tem vindo a produzir RSU's em quantidades muito elevadas, resultando no aumento do consumo, e do hábito de deitar fora objectos sem qualquer reflexão.

A maior parte dos resíduos são compostos por materiais como o vidro, o papel, os metais e os plásticos, podendo ser aproveitados para a produção de novos objectos através de processos de valorização. Assim, só poderemos considerar os RSU's como "lixo" quando não for possível o seu aproveitamento.

A Associação de Municípios do Planalto Beirão colocou no terreno um conjunto de estrututas, que permitem o Tratamento Integrado de Resíduos Sólidos. É através destas estruturas que é possível encaminhar os resíduos depositados pela população, ao longo de várias fases, até ao seu destino que será a valorização ou a deposição final.

Navegação: Serviços