Serviços

Centro de tratamento de RSU

Versão para impressão

Concebido para dar uma resposta adequada do ponto de vista ambiental, à produção de resíduos desta região, o Centro de Tratamento de RSU do Planalto Beirão é a estrutura central de todo o sistema. Situado no município de Tondela, na localidade do Borralhal, é aqui também que se encontra a sede e todos os serviços da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão.

Inaugurado em 1999, o Centro de Tratamento de RSU do Planalto Beirão marcou o fim das lixeiras municipais. Após uma profunda intervenção de selagem e recuperação ambiental das 19 lixeiras existentes, esta moderna infra-estrutura passou a ser o destino dos RSU produzidos nos municípios associados.

Aqui está localizado um Aterro Sanitário, destinado à recepção dos resíduos recolhidos indiferenciadamente e também um Centro de Triagem, para receber os resíduos recolhidos selectivamente para reciclagem. É também dentro deste espaço que se está já a construir a Central de Valorização Orgânica.

Portaria: Controlo e identificação de viaturas; encaminhamento dos resíduos

Báscula: Pesagem dos resíduos Aterro Sanitário: Aqui são depositados os resíduos provenientes da recolha indiferenciada. Toda a área de deposição está impermeabilizada, impedindo a infiltração de águas poluentes (Lixiviados) no solo. Os resíduos depositados são compactados no local, sendo posteriormente efectuada a sua cobertura diária com terras. Existe também uma rede de captação de biogás, impedindo a sua libertação directa para a atmosfera.

ETAR: Os lixiviados provenientes do aterro sanitário, são encaminhados para tratamento nesta unidade.

Navegação: Serviços Recolha e tratamento de RSU Centro de tratamento de RSU