Últimas Notícias

Recolha Selectiva - 1º Semestre de 2011

Versão para impressão

O facto de uma embalagem de plástico demorar cerca de 500 anos a decompor-se no interior de um aterro sanitário, deve fazer-nos questionar como serão os seus próximos 499 anos, após a sua colocação num contentor de “lixo comum”!

Para dar resposta a este problema ambiental, a Região do Planalto Beirão através da sua Associação de Municípios está, desde há bastante tempo equipada, com as estruturas adequadas para a correcta gestão dos resíduos valorizáveis produzidos na sua área de intervenção.
Com efeito estão á disposição da população em geral cerca de 1400 ecopontos e 19 ecocentros, que prevêem a recolha de vários tipos de resíduos recicláveis, sejam eles urbanos, comerciais ou industriais.

Continuar...

SPV encaminhou 667 mil toneladas de resíduos de embalagens para reciclagem

Versão para impressão

Embalagens recicladasEm 2010, a quantidade de embalagens usadas encaminhadas para reciclagem voltou a crescer relativamente ao ano anterior, apesar da actual conjuntura sócio-económica. Em 2010, a SPV retomou 667 mil toneladas de resíduos de embalagens, mais 11% do que em 2009, mantendo a tendência de crescimento desde a criação desta entidade gestora há 15 anos.

Continuar...

Gestão de óleos alimentares - um destino viável

Versão para impressão

Gestão de óleos alimentaresÉ de extrema importância reciclar o óleo alimentar que é utilizado em cozinha, pois a capacidade poluente da sua substância é muito alta: apenas um litro de óleo é capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente à quantidade média consumida por uma pessoa durante 14 anos. A poluição causada pelo óleo na água prejudica a oxigenação, podendo aniquilar plantas e peixes do ecossistema da região em causa.

Continuar...

Recolha selectiva - Capitação 2010

Versão para impressão

Vidro

O ano 2010 saldou-se no envio total de 8.273 toneladas de resíduos para reciclagem. Através da Sociedade Ponto Verde, foram retomadas 6571 toneladas de resíduos de embalagem, a que se somaram 1701 toneladas de resíduos “não embalagem” retomados para operadores licenciados de gestão de resíduos.

Continuar...

II Ecosemana de Vila Nova de Paiva

Versão para impressão

II Ecosemana de Vila Nova de Paiva  A Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, através do Gabinete Florestal e do Sector do Ambiente, promoveu a “II Ecosemana – Sentidos Sem Limites…” que decorreu no Parque Botânico "Arbutus do Demo", de 21 a 25 de Março.

Continuar...

Pág. 6 de 8

Navegação: Início