Associação de Municípios do Planalto Beirão Nº VERDE: 800 209 316 Telefone: 232 870 020

COMUNICADO II: Covid-19 Cuidados na deposição de resíduos

Atendendo à evolução das preocupações, no âmbito da saúde pública, com a propagação do vírus Covid-19 e o aumento de casos de infeção, torna-se necessário adotar medidas de exceção no âmbito da recolha de resíduos provenientes de lares com doentes a receber tratamento no domicílio.

Se na sua casa ou na sua família houver pessoas infetadas, ou com suspeita de infeção, há uma forte probabilidade de os seus resíduos estarem também contaminados. 

 

 

 



Deve assim adotar as seguintes medidas de segurança:


Colocar os resíduos em sacos de lixo resistentes e descartáveis, enchendo-os apenas até 2/3 (dois terços) da sua capacidade. Não encha totalmente o saco.
 

Depois de devidamente fechados, esses sacos devem ser colocados dentro de um outro saco (igualmente resistente e devidamente fechado) e depois depositados no contentor de resíduos indiferenciados.

Deposite sempre os sacos no interior do contentor e nunca no seu exterior. Se o contentor estiver cheio, coloque no contentor mais próximo, ou aguarde até o contentor ser recolhido para depositar os seus resíduos. 

Os equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, devem ser colocados no contentor de resíduos indiferenciados, respeitando também todas as regras anteriores.

 

Os nossos colaboradores irão continuar a efetuar o seu serviço dentro da normalidade possível, com as precauções e medidas que a situação exige, de modo a garantir a recolha e tratamento dos resíduos produzidos e assegurar os níveis de salubridade desejáveis.

Para garantir a continuidade destes serviços, é essencial que todos colaborem e cumpram estas regras, essenciais para a segurança e saúde de quem diariamente realiza este trabalho.